O software foi idealizado especificamente para elaborar e emitir PTAM - PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA e LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL urbano ou rural. Sua criação iniciou no século passado (1996) pelo Eng. Agr. Luiz Antonio Sgarabotto, com o nome de Siraval System, onde basicamente se utilizava o “DOS”, operacionalizado em 16 bits através da linguagem CLIPPER. Naquela época, a única maneira de se avaliar um imóvel era no olhômetro ou auxiliado por uma máquina de escrever assessorada por uma HP para se efetuar os cálculos, ou no máximo, através de um computador Pentium 386.
Com o passo inicial tendo sido deflagrado com o Siraval, permitiu que o autor, montasse um banco de dados com cerca de 5.000 amostras nos municípios da Grande Florianópolis (São José, Palhoça, Biguaçú, Santo Amaro da Imperatriz) e elaborasse centenas de avaliações urbanas e rurais em serviço on line por telefone no DISK AVALIAÇÕES.
Posteriormente, por volta de 2006, quando os computadores já eram operacionalizados em 32 bits, o software sofreu mudanças radicais com a utilização de uma linguagem mais moderna até hoje utilizada denominada DELPHI. Os resultados obtidos com uma divulgação em massa para a classe de avaliadores a nível nacional, permitiram que a atualização e introdução de outras informações no Siraval oferecessem uma ferramenta melhor equipada, sem perder o foco na sua elaboração objetiva, prática, dinâmica e de fácil manejo para atender os sistemas operacionais do Windows (XP, W7, W8 em 32 e 64 bits).
Desde meados de junho de 2013, melhor configurado, seu codinome passou a ser LASAVAL e nele foram incorporados outros recursos como a emissão do parecer técnico de avaliação mercadológica - PTAM e outras informações pertinentes a matéria, mas continuou sendo um software leve e de fácil operacionalização. Nele são utilizados cálculos estatísticos, com dedução dos fatores de elasticidade de oferta (10%) e de opinião (20%), com determinação do intervalo de confiabilidade através da tabela "t" de Student, oferecendo 80% de aceitabilidade nos valores homogeneizados.
O LASAVAL visa em resumo, atender ao que preceitua e determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para elaborar avaliações simplificadas, em suas NBR 14.653-2/3, item 10.2 e 11.2 subitens (a) até (h) tanto para a área de locação como da compra e venda de imóveis urbanos e rurais.
Com este objetivo e amparado na evolução tecnológica desde o seu lançamento, procurou o autor se manter atualizado com as tecnologias atuais, visando a facilidade do acesso à informação e removendo a necessidade de instalação. A tecnologia em nuvem traz mais segurança, conforto e praticidade para todos os usuários que usufruem da ferramenta, tendo seu acesso apenas a um clique de distância.
Independente do nível em que se encontre o profissional na área avaliatória, é fácil afirmar que trata-se de uma ferramenta prática, útil e confiável de apoio importante para avaliadores de imóveis.